Analisar as informações que chegam impressa todos os dias na casa de quem assina um jornal de Araçatuba, é um dos propósitos do nosso espaço. Analisar com responsabilidade, honestidade e credibilidade. Nesta segunda, 11/07/2011 olhando o Jornal O Liberal Regional, encontramos, nas notícias da cidade, apenas releases copiados do site da Prefeitura Municipal, como podemos ver nas figuras a baixo:
Matéria publicada no portal do jornal O Liberal
Matéria publicada no site da prefeitura de Araçatuba
Como visto nas figuras, assinar o jornal O Liberal e acessar o site da prefeitura, da na mesma.
Nossa sugestão: Procurar desdobramentos interessantes no release enviado pela prefeitura, como quais são as infrações mais comuns, quantos pontos o motorista perde na carteira e como as crianças podem colaborar para que essas infrações não aconteçam.
Já no jornal Folha da Região o conteúdo é mais técnico. O jornal é melhor elaborado e percebe-se um trabalho consistente da equipe de reportagem. Jamais faremos aqui o julgamento de qual jornal é melhor. Apresentaremos os fatos à vocês, leitores para fazer o julgamento.
Vamos a capa do jornal impresso:
Como manchete principal o jornal foca as atividades da Câmara Municipal. O jornal apresenta dez pontos muito ruins que nos faz questionar: Será que a Câmara não realizou nada de bom para a população nos últimos seis meses ou há um interesse do jornal em desmotivar a credibilidade do poder legislativo?
O questionamento é inevitável após ler a matéria interna onde o jornal insiste em destacar dez pontos negativos, e nada mais. No site as evidencias são mais nítidas. A suavidade na indução do leitor, que acontece no impresso é um pouco mais nítida na versão on-line.
Com a manchete: “Dez deslizes de vereadores marcam seis meses da Câmara” o jornal julga a atuação do legislativo. Acreditamos que julgar seria o papel do leitor, não do jornal. O mais interessante é a enquete ao lado, também realizada pelo jornal.
Percebam. O jornal publica matérias focando e explicando dez pontos negativos da atuação do legislativo tanto na versão impressa, quanto na on-line, depois, o mesmo jornal pergunta para quem leu a matéria o que ele acha da atuação da Câmara, isso é ou não é indução?
Também sentimos falta da opinião de todos os vereadores, pois, eles foram os protagonistas da matéria e não foram ouvidos. Enviaremos a todos os parlamentares o convite de manifestação, e caso haja alguma, publicaremos.
Mais um ponto merece destaque.
Leia a matéria a baixo que também foi publicada no jornal impresso e na versão on-line:
Primeiro, é estranho o jornal publicar reclamações sem o interesse de divulgar o nome do reclamante. Em uma cidade com muitos problemas, como é o caso de Araçatuba, não é difícil encontrar um reclamante que aceite ser identificado para dar credibilidade a informação.
Os prazos e as datas não batem com outros moradores da região. Segundo o Dr. Juliano Fiorelini Nunes, que mudou-se da região há mais de 10 anos, diz que a via está em estado ruim desde quando ele morava na quadra a baixo.
“Há mais de dez anos que aquela rua não recebe melhorias. Está ruim ali há mais de uma década, não só há dois anos” disse o leitor que acompanha a versão on-line do jornal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário