quinta-feira, 21 de julho de 2011

Folha da Região novamente omite fatos, ignoram tentativa de transparencia e induzem leitores ao erro

O jornal Folha da Região publicou em sua edição impressa e on-line a abertura de processo seletivo da empresa que presta serviços à prefeitura de Araçatuba. O jornal questiona e lembra, que os valores das inscrições não seriam cobrados se as escolhas dos funcionários fossem feitas por analise de Curriculum. Vejam a foto e a manchete publicada na capa do site do jornal:

Depois de uma publicação com esse conteúdo, o jornal questionar a cobrança da taxa de inscrição do processo seletivo, não é induzir o leitor ao erro? Vejam por que:

O investimento na saúde é alto, como o mostrado na manchete a cima. Realizar processo seletivo sem a cobrança de taxa, seria tirar dinheiro de programas como o Saúde da Família ou o Nasf, por exemplo.
O jornal, em nenhum momento publicou, a discussão na Câmara e a falta de unanimidade na aprovação da lei que isenta a prefeitura de processo seletivo. A escolha por curriculum poderia levar a indicações políticas e pedido de investigação do Ministério Público, como o publicado na matéria a baixo no site da Câmara Municipal.

O jornal também não menciona que houve concurso público no município. Se as vagas são para funções temporárias significa que logo deixaram de existir ou existe outros planos para as vagas. O Brasil já teve exemplo de cargos efetivos, mal contratados, que simplesmente são repasse de dinheiro público à funcionários sem função. A contratação de cargos temporários em Araçatuba, pelo menos por enquanto, livra os contribuintes de pagar salários a funcionários para ficarem em casa, como no caso a baixo.

domingo, 17 de julho de 2011

Veja como o jornal Folha da Região manipulou o resultado desta enquete

Nossos questionamentos começam a fazer sentindo. É muito importante os leitores terem um olhar mais crítico ás páginas dos jornais. Vejam que, mesmo com pouco tempo de análise, nós antevemos o resultado da enquete. De modo sutil e eficiente, o jornal descredibiliza os trabalhos do poder legislativo e estimula o leitor a votar negativamente em sua pesquisa. Veja o resultado:


Agora leia nossa matéria antevendo o resultado clicando aqui

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Notas aos nossos leitores


A Prefeitura Municipal não respondeu nossos questionamentos sobre a matéria da rua Padre Anchieta, assim como nenhum vereador, até o momento, se manifestou opinião com relação a matéria publicada pelo jornal Folha da Região.

Nosso espaço continua aberto à democracia e participação popular.      

Cargos, férias e concursos públicos....

O jornal Folha da Região do dia 12/07/2011 trouxe a matéria abaixo em destaque da página A5:

Mas o que isso tem a ver com Araçatuba, se a opinião do Governador, vale para o estado inteiro? Nossa avaliação é de interferência direta. Em administração pública, assim como no orçamento doméstico, não existe milagre. Mas tem uma diferença, no poder público, quem paga a conta é sempre o povo.
Veja porque, nas matérias recortadas do próprio jornal, da alternativa causada pela falta de dinheiro do Estado:

Entendeu?! Quando o Estado não se organiza o povo paga a conta de um jeito ou de outro.

O jornal O Liberal publicou duas matérias de relevantes interesses populares. Veja:

Por mais que ninguém pense, valorize, ou reconheça o trabalho de atendentes e vendedores que trabalham no comércio do calçadão (e outros que abrem no feriado), ainda assim a notícia é boa. Isso retrata o bom momento econômico vivido por consumidores da região. Porém, em situações assim, onde o crédito é farto e o consumo fácil, o endividamento e a inadimplência são riscos iminentes.



Outra matéria que merece destaque foi a que noticiou o concurso público que abre 220 vagas para a agente de telecomunicações na Polícia Civil (na foto acima). A procura pela estabilidade no serviço público é uma das ideias mais concorridas na atualidade. Principalmente quando se é concursado e se é pago para ficar em casa, veja:



Esse é o link para o leitor ver a matéria a cima na íntegra: http://www.bemparana.com.br/index.php?n=185339&t=al-manda-69-servidores-sem-funcao-para-casa

Enquanto isso, em Araçatuba, o Ministério Público questiona Cargos em Comissão, vulgarmente chamado de “apadrinhados” pelo jornal Folha da Região. Os cargos em comissão são cargos de livre escolha do político eleito que podem ser trocados a qualquer momento.

Nosso questionamento é: Não seria melhor manter cargos em comissão que podem ser trocados ou extintos a qualquer momento do que realizar concursos, inchar, ainda mais a máquina pública, e correr o risco de acontecer na Câmara de Araçatuba o que aconteceu com a AL do Paraná?


A Prefeitura de Araçatuba divulgou em seu site e por meio de releases o início das férias escolares na rede municipal de ensino. Com isso as crianças ficam em casa e aumenta-se o risco de acidentes domésticos, com pipas ou outros riscos. Por isso, aconselhamos os pais a organizar o tempo livre dos filhos.
Para quem não está de férias e pode viajar, existem em Araçatuba várias opções de praças, o zoológico da cidade entre outras atividades. Só é preciso um pouco de criatividade. 

terça-feira, 12 de julho de 2011

O que os jornais publicaram no domingo 10/07/2011

Analisar as informações que chegam impressa todos os dias na casa de quem assina um jornal de Araçatuba, é um dos propósitos do nosso espaço. Analisar com responsabilidade, honestidade e credibilidade. Nesta segunda, 11/07/2011 olhando o Jornal O Liberal Regional, encontramos, nas notícias da cidade, apenas releases copiados do site da Prefeitura Municipal, como podemos ver nas figuras a baixo:

Matéria publicada no portal do jornal O Liberal

Matéria publicada no site da prefeitura de Araçatuba

Como visto nas figuras, assinar o jornal O Liberal e acessar o site da prefeitura, da na mesma.

Nossa sugestão: Procurar desdobramentos interessantes no release enviado pela prefeitura, como quais são as infrações mais comuns, quantos pontos o motorista perde na carteira e como as crianças podem colaborar para que essas infrações não aconteçam.

Já no jornal Folha da Região o conteúdo é mais técnico. O jornal é melhor elaborado e percebe-se um trabalho consistente da equipe de reportagem. Jamais faremos aqui o julgamento de qual jornal é melhor. Apresentaremos os fatos à vocês, leitores para fazer o julgamento.

Vamos a capa do jornal impresso:

Como manchete principal o jornal foca as atividades da Câmara Municipal. O jornal apresenta dez pontos muito ruins que nos faz questionar: Será que a Câmara não realizou nada de bom para a população nos últimos seis meses ou há um interesse do jornal em desmotivar a credibilidade do poder legislativo?

O questionamento é inevitável após ler a matéria interna onde o jornal insiste em destacar dez pontos negativos, e nada mais. No site as evidencias são mais nítidas. A suavidade na indução do leitor, que acontece no impresso é um pouco mais nítida na versão on-line.



Com a manchete: “Dez deslizes de vereadores marcam seis meses da Câmara” o jornal julga a atuação do legislativo. Acreditamos que julgar seria o papel do leitor, não do jornal. O mais interessante é a enquete ao lado, também realizada pelo jornal.

Percebam. O jornal publica matérias focando e explicando dez pontos negativos da atuação do legislativo tanto na versão impressa, quanto na on-line, depois, o mesmo jornal pergunta para quem leu a matéria o que ele acha da atuação da Câmara, isso é ou não é indução?

Também sentimos falta da opinião de todos os vereadores, pois, eles foram os protagonistas da matéria e não foram ouvidos. Enviaremos a todos os parlamentares o convite de manifestação, e caso haja alguma, publicaremos.

Mais um ponto merece destaque.

Leia a matéria a baixo que também foi publicada no jornal impresso e na versão on-line:


Primeiro, é estranho o jornal publicar reclamações sem o interesse de divulgar o nome do reclamante. Em uma cidade com muitos problemas, como é o caso de Araçatuba, não é difícil encontrar um reclamante que aceite ser identificado para dar credibilidade a informação.

Os prazos e as datas não batem com outros moradores da região. Segundo o Dr. Juliano Fiorelini Nunes, que mudou-se da região há mais de 10 anos, diz que a via está em estado ruim desde quando ele morava na quadra a baixo.

“Há mais de dez anos que aquela rua não recebe melhorias. Está ruim ali há mais de uma década, não só há dois anos” disse o leitor que acompanha a versão on-line do jornal. 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Carta aberta aos leitores de Araçatuba


Olá. É com muito prazer que recebemos sua atenção em nosso Blog A Folha que cai. Iniciamos com o objetivo de trazer ao leitor a verdade e todos os bastidores que tivermos acesso em nossa cidade. Não defendemos nem apoiamos pessoa A ou pessoa B, não torcemos pelo time A nem pelo time B, não quereremos visitar Araçatuba antes que ela acabe nem pregar adesivo parar sermos mais Araçatuba.

Moramos todos em Araçatuba e desejamos vê-la prosperar. Para nos julgar, temos você, leitor crítico e participante. Nosso e-mail está a disposição para que você participe e faça acontecer. Você não precisa, nem deve acreditar em tudo que lê. Faremos nossas análises e lhes mostraremos os fatos, mas fazer a escolha de quem está certo ou errado é uma escolha sua, leitor consciente.

Responderemos sempre que nos forem solicitados, estamos a disposição no endereço: afolhaquecai@gmail.com.